sábado, 22 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação



O CONSEA - PR promove mais uma atividade, com discussões pertinentes e muito interessante
sobre alimentação saudável, e possibilidades de que isso se efetive na vida dos brasileiros e em especial dos paranaenses.
E para quem ainda é do tempo que decoração se faz apenas com flores, precisava ter acompanhado as comemorações bem como as discussões sobre o "Dia da Alimentação"que aconteceu num dos auditórios da PUC, no dia 17 de outubro, com início da atividades às 19h30min. A atividade em parceria com o curso de Nutrição,
contou com a participação das conselheiras do Consea, tanto na decoração como nas discussões e também com a presidenta Angela Maria Martins que fez uma explicitação muito importante sobre as leis que regem as várias instâncias para que se efetive as propostas de uma mudança de mentalidade nos vários níveis da esfera pública.
A decoração feita com os alimentos foi algo assim que re
meteu a todos e todas que estavam naquele ambiente. As responsáveis por toda esta maravilha foi a Ceiça e a Edith, ambas conselheiras também. Vale lembrar que a Ceiça ainda preparou uma mesa com tantos alimentos naturais que fez jus a esta decoração. Tinha tortas doces, tortas salgadas, patês, pão integral e sucos de melancia e de laranja. Imagine que delícias.


Participaram desta atividade vários municípios com seus representantes; també
m tivemos presentes ONGs, comunidades tradicionais, e outros movimentos da sociedade civil. Esta
atividade é uma de um círculo debate com duração de três dias. Estas discussões não se esgotam, mas são elementos que já são trazidos da conferência estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, e que certamente serão também discutidas na conferência nacional de SAN que acontecerá em Salvador na segunda quinzena de novembro. A mesa é composta por representantes da PUC, na pessoa da coordenadora do curso de Nutrição, a Angela presidenta do CONSEA, o coordenador do curso de Educação Física, uma professora
Titular do curso de Nutrição e o representante da parlamentar Luciana Rafain. Este se faz presente na mesa por ser uma demanda específica desta deputada na Assembleia Legislativa.
Confira mais duas fotos.


A chamada para as Conferências!!!!!!

Este é o ano das conferências para os órgãos governamentais e para os não governamentais ONGs. Elas acontecem normalmente nas três esferas: regionais, estaduais e nacionais. Nem sempre é possível estas se darem como seria preterido, mas na medida que as pessoas conseguem se organizar, as conferências vão aflorando com um número mais significativo de pessoas. Algumas conferências já têm discussões, num estágio mais avançado pela própria especificidade. Mas eis algumas: Saúde, Juventude, Mulheres, Segurança Alimentar e Nutricional, LGBTI, Cultura, Comunicação, Educação, Economia Solidária, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Criança e Adolescente e outras...

A Conferência Regional da Mulheres da Região das Nascentes do Rio Iguaçu e Campo Magro, foi realizada em Pinhais, no dia 08 de outubro com a participação dos seguintes municípios: Piraquara, Pinhais, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul e Campo Magro. Tínhamos várias representações que abrilhantaram a conferência bem como contribuíram para as discussões, trazendo dados importantes para que cada vez mais seja possível a participação da mulher em todos os espaços e em essencial nos espaços de poder.
Haviam várias Secretárias de municípios representando as entidades governamentais, como muitas Organizações representando a sociedade civil. Contamos também com a presença de três vereadoras que trouxeram as suas experiências enquanto parlamentares, com elementos significativos para as discussões; eram elas: Ivone do Município de Pinhais, Néia de Bocaiúva do Sul e Sirley do município de Pirquara, respectivamentes, na foto ao lado. A participação da Mulher nos espaços de poder faz toda a diferença pois o olhar para as questões pertinentes às pessoas é o olhar que pressupõe a vida.


Contamos com a participação da Maria Helena Guarezi, que contribuiu muito com uma palestra, trazendo todos os dados sobre as evoluções que têm acontecido nos dados das conferências nacionais da mulher que foram em número de duas anteriores, e como esta participação tem interferido no panorama do país. A Maria Helena é a responsável por toda a discussão de Gênero que existe dentro da Itaipu Binacional. Ela assumiu esta tarefa no início em que estes trabalhos iniciaram no Brasil ou seja em 2003.

As delegadas foram eleitas por segmentos levando também em conta o quesito etnia. Após as discussões e eleições das delegadas houve um coffe break com a participação da Banda Setembrina, que é uma banda de percussão composta por mulheres. Dê uma espiada no ensaio da Banda Setembrina. Esta Banda é um projeto desenvolvido pela Rede Mulheres Negras, que é uma das ONGs que conseguiu eleger uma delegada para a conferência estadual, e que tem como missão um trabalho com mulheres com um recorte racial. Esta apresentação se caracteriza como um ensaio, pois segundo a coordenadora do Projeto Andressa Ignácio, "este ainda está em seu nascedouro, uma vez que temos uma caminhada de apenas um ano de trabalho". Confira também alguns momentos do ensaio em vídeo o que possibilitou as mulheres demonstrarem a que viemos também nesta conferência que foi democrática e objetiva.

Vídeo