sábado, 31 de dezembro de 2011

Término de um período!!!

É muito interessante a noção psicológica de tempo que temos durante a nossa existência. Como o ano passa rápido, após os 20 anos. Quando nos damos conta já é final de setembro e muito breve estamos em dezembro faltando dois dias para a comemoração do Natal. Com esta dinâmica no ano que chega, logo já chegam as festas que pelo nosso calendário gregoriano não têm datas fixas. O que e como reorganizar esse novo ano, que é mais período, de tal forma que consigamos aproveitar e viver de maneira que apenas cumpramos a missão da qual todos precisamos compreender do porque vivemos. Ser feliz, e é muito simples este ato de sempre buscar ser feliz. O nosso grande drama que sendo humanos acabamos tendo um padrão de felicidade que compromete alguns elementos para consegui-la. Muitos de nós acabamos tendo sonhos de consumo exacerbado como padrão de felicidade e com isso, não alcançando este padrão, passa a sofrer e não aproveitando o que conquistou para se efetivar enquanto uma pessoa satisfeita e feliz. Os anos passam rápido na perspectiva de que sabemos que a nossa passagem por aqui é efêmera, logo, se faz necessário buscar ser feliz mesmo que se precise refazer os nossos conceitos do que é bom e belo.

O que representou o ano de 2011 para os movimentos sociais?

O ano de 2011, além de ter sido o ano que me trouxe mudanças e tomadas de decisão, também foi o período que nos movimentos sociais foi chegou ao limite de esgotar todas as agendas e nos trouxe uma radiografia a que tantas andam as lutas do povo. Com mais de 10 Conferências acontecendo, a REDE MULHERES NEGRAS fez a opção por 4 conferências da 10 que haviam, e mesmo assim correndo sempre atrás das leituras e documentos p
ara a seguinte. Foi um ano de muitas vitórias, pois foi possível mensurar até onde podemos caminhar e nesta caminhada com quem verdadeiramente se pode contar. Além das conferências, as atividades internas que continuaram paralelamente é que, mais que nunca trouxe pessoas para aglutinar na luta pela causa da Popu
lação Negra.O VI Seminário da Rede Mulheres Negras e Saúde foi um sucesso, mesmo que o mesmo tenha acontecido exatamente na mesma data da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. A Banda Setembrina teve oportunidade de realizar ensaios abertos em muitos lugares e ao mesmo tempo abrir alguns eventos que marcaram o ano dos Afrodescendentes bem como o mês da Consciência Negra.
E neste ritmo enlouquecedor conseguimos participar das Conferências da Juventude, de Segurança Alimentar, de Saúde e de Politica para Mulheres. Neste ano ímpar de tantas atividades foi lançado o desafio para os movimentos sociais que certamente terão mais flexibilidade para tocar os próximos anos.