terça-feira, 30 de agosto de 2011

Produção do Artigo Final


O que foi a produção do meu artigo final do PDE, além de uma experiência muito interessante de colocar no papel tudo que se buscava com o projeto que finalizou no mês de junho de 2011. Foi um período de muitas trocas e de muito ir e vir. Com isso penso imediatamente em ingressar no mestrado. A ideia surgiu a partir da conquista e da redescoberta do quanto é importante sermos pesquisadores para nos tornarmos bons professores. Como é difícil chegar a esta conclusão; massss não apenas isso é difícil, mas saber que mesmo assim precisaremos de parcerias, com pessoas que também estejam dispostas a descobrir e pesquisar, em todo espaço de interferência para que tenhamos pessoas mais felizes e com igualdade de oportunidades. Isso tudo faz a diferença. Essa busca teve três momentos muito interessante:
a escrita e reescrita do projeto; a produção didática e por último a escrita do artigo. Estar neste projeto foi um divisor de água e por isso preciso buscar mais e mais e também partilhar mais e mais. Neste processo conheci pessoas que me deram muita força e enxergaram o que eu podia de verdade contribuir. São as pessoas que nos valorizam para além do óbvio; tudo isso foi o momento de estada no PDE. Confira as produções:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inverno típico de Curitiba


O que era o o grande frio que fez no dia 22 deste mês? É a temperatura chegou a 7 graus, com uma sensação térmica de 2 graus. Apenas o frio seria razoavelmente tranquilo, mas nesta terra o frio inevitavelmente vem acompanhado com a chuva. Fica difícil não pensar nos nossos irmãos carentes , sem um lugar para ficar, que fazem das ruas a sua morada. Por outro lado eu particularmente prefiro o frio, ao calor principalmente quando se trata de ter que trabalhar. Trabalhar com o frio me parece mais produtivo do que com um calor escaldante lá fora. Nestes dias eu penso muito na minha amiga Mari Guarezi que diferente de mim, ama aquele calor que sempre está lembrando que preferia ir para o nordeste quando fica muito frio aqui. Depois tivemos dois dias mais amenos e hoje fez muito calor durante o dia, mas a noite está muito frio novamente. Até mesmo eu, que gosto do inverno penso: aguentar estas várias estações em apenas um dia!!!!! Só pode ser Curitiba.

domingo, 21 de agosto de 2011

Participação e Informação

III Encontro Paranaense de Saúde da População Negra e Prevenção de DST/ HIV/ AIDS

II Encontro Paranaense em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da População Negra

I Encontro Paranaense de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais

REDE MULHERES NEGRAS - PR


Este encontro foi organizado pela REDE MULHERES NEGRAS – PR nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto e contou com a participação de pessoas da Sociedade Civil e pessoas de entidades Governamentais. O encontro foi muito proveitoso e foi encaminhado muitas proposta que contemplarão a população Negra de um modo geral e em especial as Comunidades Quilombolas do Paraná. Tivemos também um momento para ver e comentar sobre o vídeo feito pelo Movimento Negro em resposta ao partido DEM, quando o mesmo fez uso da imagem de um rapaz negro da periferia de Salvador.

Vejam os vídeos:

Vídeo racista do DEM


Resposta do Movimento Negro


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Felicidade e Trabalho

Trabalhar, verbo que na maioria das vezes nos soa como algo ou momento de que temos que abrir mão de sermos felizes. Desde muito, tenho encontrado prazer no que tenho me dedicado e que desde então denomino trabalho. Mas, com o passar do tempo, tenho percebido que podemos continuar a sermos felizes, buscando outras possibilidades de trabalho, e é claro sem que pereçamos por essa opção. O novo sempre nos traz muitas inseguranças, e este é um dos elementos que muitas vezes não nos propomos a fazermos algo diferente. Dentro da própria empresa se for privado ou ainda no próprio serviço público, sabemos também que há um elemento que define esta situação que é a oportunidade que aparece para que possamos estar nesta nova empreitada. Precisamos ousar mais, buscar mais e fazer diferente. Vale a pena explicitar que o que permeia este argumento, é o prazer de se descobrir que podemos ser felizes no que nos propomos a fazer, nas atividades que executaremos; isso pressupõe que não está diretamente relacionado ao resultado financeiro. Sabe-se que no mundo capitalista, este dado não é apenas um elemento, mas o elemento o que muitas vezes faz com que não nos demos uma chance de conhecer e aprender este novo. Porém ainda há de se insistir que aprender é sempre uma garantia de se sentir útil e uma forma de a cada dia estarmos abertos, sem correr o risco de termos apenas verdades absolutas num mundo em que a todos os dias a dinâmica nos mostra que as verdades de hoje, podem ser questionadas e comprovadas como obsoletas amanhã.